Os cogumelos estão sempre presentes na lista de compras cá de casa. Ontem foram parar ao forno numa adaptação de Baked Ziti. Rápido e reconfortante.
- Massa pene ou rigatoni
- Azeite
- Cogumelos frescos (usei uma mistura de brancos e portobello)
- Courgette (só porque havia cá para gastar)
- Alho
- Passata (à falta dela usei tomate pelado triturado)
- Natas
- Queijo provolone fatiado
- Queijo mozzarela ralado
- Queijo gorgonzola
- Queijo parmesão ralado na hora
- Manjericão fresco
- Orégãos secos
- Sal
Pré-aquecer o forno enquanto se coze a pasta numa panela com bastante água e um punhado de sal, até ¾ do tempo de cozedura indicado.
Numa frigideira, salteiam-se os legumes num fio de azeite, com o alho picado, até amolecerem. Adiciona-se a passata, rectifica-se o sal e aumenta-se o lume para evaporar a água em excesso. Incorporam-se as natas até obter um molho cremoso, junta-se o manjericão grosseiramente picado e os orégãos secos.
Coloca-se um fio de azeite num tabuleiro, deita-se a massa escorrida, o molho de cogumelos e por fim os vários queijos, tendo o cuidado de deixar o parmesão por cima. Vai ao forno gratinar.
No final ficámos a pensar que umas azeitonas pretas ficariam aqui mesmo bem. Para a próxima assim será 🙂
Gosto muito do vosso blog, mas esta receita não é vegan, dado que leva natas e queijo. A não ser que o mozzarela e o gorgonzola sejam de origem vegetal, o que desconheço. O termo vegan aplica-se apenas a alimentos e pratos confeccionados exclusivamente com ingredientes vegetais; esta receita é ovo-lacto-vegetariana 🙂
Olá Helena,
Bem-vinda ao nosso espaço.
Usamos Vegan aqui num sentido mais lato, incluindo receitas com queijo e ovos, tal como acontece em outros blogs estrangeiros. Em todo o caso, e para não haver equívocos, trataremos de ajustar a label correspondente.
Volte sempre 🙂