A pedido de várias famílias segue a receita do bolo de Guinness que não ficou muito fotografável mas, por outro lado, extremamente delicioso!
A receita que serviu de base é a da Nigella, mas como já se sabe, o factor “a olho” ganha sempre mais espaço, pelo que apresento a coisa tal como foi feita.
Ingredientes:
Bolo
- 250ml de cerveja Guinness
- 250g de manteiga sem sal (manteiga mesmo!)
- 75g de cacau em pó
- 70g de chocolate de culinária
- 400g de açúcar mascavado (usei integral, mas ficaria ainda melhor com açúcar castanho)
- 150ml de natas
- 3 ovos
- 275g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
Cobertura
- 1 embalagem de queijo marcarpone
- 1 pacote de natas
- Açúcar em pó
Pré-aquecer o forno a 180º e untar uma forma sem buraco.
Numa panela, colocar a Guinness e a Manteiga e aquecer em lume brando. Quando a manteiga começar a derreter, adicionar o açúcar, o cacau em pó e o chocolate partido em pedacinhos. Isto vai originar uma mistura castanha e viscosa. Mexer sempre para não queimar o chocolate.
À parte, misturar muito bem os ovos com as natas. Adiciona-se a farinha e o fermento até ficar uma pasta homogénea. Verte-se aos poucos esta mistura para a panela, misturando tudo muito bem. Coloca-se na forma e vai ao forno durante cerca de 50 minutos ou até passar no “teste do palito”. Não se deve deixar cozer demais pois o interesse deste bolo reside no facto de ficar húmido no interior.
Depois de arrefecido o bolo pode então fazer-se a cobertura. Para tal basta bater as natas até ficarem bem firmes, adicionar o mascarpone e o açúcar em pó e misturar bem.
Por ser tão simples, tão bom e tão diferente, este vai ser um bolo a repetir.