Já era tempo de dar o devido destaque à rainha das festas, a Pavlova! Tem um aspecto interessante e apetecível e é muito fácil de fazer e transportar, pelo que a levamos frequentemente a jantares quando nos toca a responsabilidade da sobremesa. Também é normal ter claras congeladas, o que evita bastantes desperdícios.
Esta receita tem como base a Pavlova de maracujá da Nigella e neste caso utilizei 5 claras, mas deixo-vos as proporções…
Ingredientes:
- 4 claras de ovo
- 4 colheres de açúcar por cada clara
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 2 colheres de chá de vinagre de cidra (podem usar vinagre de vinho branco)
- 1 pitada de sal
Para a cobertura
- 1 pacote de natas para bater (refrigeradas)
- 1 embalagem de queijo mascarpone
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Frutos vermelhos (ou Maracujá, ou raspas de chocolate, ou o que vos apetecer)
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo, com o sal, até formarem picos (mas sem estarem bem firmes), adicionar o açúcar, amido de milho e o vinagre e bater muito bem até formar uma mistura pastosa e brilhante.
Dispor a “massa” numa superfície anti-aderente (pode ser papel vegetal, ou uma forma de fundo amovível, mas nesse caso há que ter cuidado para que a massa não toque nos rebordos para não colar) formando um disco. Colocar no forno, baixando a temperatura para 150ºC. Deixar cozinhar durante cerca de 1h20, dependendo do gosto pelo merengue no meio. Desligar o forno e só voltar a abrir depois de completamente arrefecido (geralmente deixo de um dia para o outro).
Bater as natas com o açúcar até ficarem firmes. Adicionar o queijo mascarpone e misturar muito bem. Cobrir a pavlova com o creme e com os frutos vermelhos, pouco tempo antes de servir.