Isto de publicar as receitas que por aqui se experimentam (e quem tem blogs do género poderá confirmar) tem geralmente dois tipos de consequências. O primeiro é poder responder prontamente a pedidos de cedência das receitas, porque “está no blog!”, o segundo é ter sucessivamente solicitações como resposta aos posts, do tipo “aí de ti que não tragas uns desses amanhã”!
É por este segundo pretexto que faço hoje um remake deste bolo, tantas vezes acompanhado por um chá, nos rituais com a querida S… Por isso, sim, amanhã há bolo para a sobremesa!
A receita original resulta em pouca massa, pelo que foram feitos uns ajustes. Com estas quantidades enchi uma forma de bolo inglês e fiz 4 queques (para que cá em casa não houvessem invejas!).
Ingredientes:
- 6 ovos biológicos/caseiros
- 1 pitada de sal
- 200g de manteiga sem sal ou margarina (à temperatura ambiente)
- 200g de açúcar
- 230g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 150g de avelãs picadas
- 150g de chocolate de culinária picado
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Separar os ovos e bater as claras em castelo juntando um pouco de sal. À parte, misturar as gemas com o açúcar e adicionar a margarida. Bater até formar uma pasta esbranquiçada. Adicionar a farinha, o fermento, o chocolate partido em pedaços (ou passado na picadora) e a avelã picada. Misturar tudo muito bem, deitar na forma previamente untada (se necessário), e levar ao forno durante cerca de 50 minutos ou até estar cozido.