Salmão é um peixe muito apreciado cá por casa e a sua transformação em hamburgers tem sido pensada frequentemente. Esta receita tinha tudo para ser uma sucesso: salmão, frutos secos, abacate e ovo, aprovadíssima até pela Southbeach Diet!
Segue a nossa interpretação.
Ingredientes:
- 2 lombos de salmão
- uma mão cheia de amêndoas
- 1 abacate maduro
- 3 ovos biológicos
- 1 colher de chá de farinha Maizena
- Farinha
- Vinagre
- Sumo de ½ limão
- Sal
- Pimenta Cayenne
- Azeite
- Cebolinho
- Pão saloio fatiado (opcional)
Picar as amêndoas com a Maizena até ficar em pó. Limpar os lombos de salmão de pele e espinhas e picá-los grosseiramente no robot de cozinha (sem deixar em papa). Misturar o salmão com a amêndoa, adicionar um pouco de cebolinho picado, temperar com sal e pimenta e envolver muito bem com um ovo batido. Moldar bolinhas desta mistura e achatar em forma de hambúrguer. Passar por farinha e fritar* num fio de azeite.
De seguida colocam-se os ovos a escalfar ** e prepara-se o abacate. Para tal deve retirar-se a polpa do fruto, regar de seguida com o sumo de limão para que não oxide, esmagar com um garfo e temperar a gosto com sal e pimenta. Se preferirem poderão também adicionar cebola picada e/ou malagueta fresca.
Torram-se as fatias de pão saloio, coloca-se o hambúrguer de salmão por cima, seguido do puré de abacate e terminando com o ovo escalfado. Se gostarem poderão temperar o ovo com sal e pimenta.
*O salmão cozinha rapidamente e se estiver demasiado bem passado não fica muito interessante, de modo que devem fritar-se os hamburguers em lume alto, de um lado e de outro, para alourar e desligar o fogão de seguida.
**Se, como nós, tinham dificuldade em obter um ovo escalfado inteirinho, apresentável e com a gema mal cozida, eis a metodologia infalível do Chef Henrique Sá Pessoa! Aquecer água numa panela e adicionar umas colheres de sopa de vinagre. Antes que esteja a ferver (e sem nunca deixar ferver), fazer um remoinho com a ajuda de varas de cozinha. Deitar o ovo no centro do remoinho e esperar cerca de 3 minutos até que o ovo cozinhe por fora. Retirar, escorrer com papel absorvente, e só então temperar o ovo (diz o Chef e nós confiamos, que nunca se deve colocar o sal na água).
Isto é uma coisa estupidamente boa! Acho que vai acontecer cá em casa amanhã, a jeito de bruch. Obrigada 🙂
Brunch, that is.
E que tal? Gostáste do resultado final?
Estes hamburguers são muito práticos e ficam levezinhos e pouco gordurosos. Um lombo de salmão permite fazer umas quatro doses. É só aquecer e juntar uns legumes (com rúcula ficam muito bem)! Óptimo para marmitas!