Hoje é Dia Mundial do Pão. Ouvimos isto de manhã e ficou-nos na memória… E que melhor pretexto para gastar o resto do fermento de padeiro comprado para a preparação do… (ups, ainda é segredo, mas se sair bem partilharemos o processo) e o chouriço de Quiaios que há tanto tempo habitava o nosso frigorífico?
E assim tomaram forma os pãezinhos com chouriço do nosso lanche. Não ficaram tão bons quanto sonhámos (as expectativas eram muito altas), mas ainda assim vale a pena partilhar, pela simplicidade do método.
A receita base foi encontrada aqui e utilizámos a máquina de fazer pão (MFP). Não perguntem como levedar de outra forma, somos novatos nos complexos assuntos do pão e muitos factores existem para controlar…
Ingredientes (para cerca de 5 pães):
- 250ml de água
- 1 colher de chá bem cheia de sal
- 1 colher de sopa de fermento de padeiro (fermento biológico)
- 400g de farinha tipo 55 sem fermento
- Chouriço fatiado
Deitam-se os ingredientes por esta ordem na MFP e selecciona-se o modo “dought” (amassar e levedar). Deixámos 1h30 (tempo definido pelo programa) mais 1h extra com a máquina desligada.
Por esta altura pode-se pré-aquecer o forno a 230ºC.
Retira-se a massa da cuba para uma superfície polvilhada de farinha. Divide-se em pequenas porções que se abrem em rectângulo. Dispõem-se as rodelas de chouriço por cima de cada uma e dobra-se a massa em três (como se fosse um envelope). Colocam-se os pãezinhos lado a lado no tabuleiro do forno, onde também se insere um recipiente com água (para a crosta ficar estaladiça, diz quem sabe…). Vão a cozer durante cerca de 30 minutos a 180ºC.