Pão com Chouriço

Hoje é Dia Mundial do Pão. Ouvimos isto de manhã e ficou-nos na memória… E que melhor pretexto para gastar o resto do fermento de padeiro comprado para a preparação do… (ups, ainda é segredo, mas se sair bem partilharemos o processo) e o chouriço de Quiaios que há tanto tempo habitava o nosso frigorífico?

E assim tomaram forma os pãezinhos com chouriço do nosso lanche. Não ficaram tão bons quanto sonhámos (as expectativas eram muito altas), mas ainda assim vale a pena partilhar, pela simplicidade do método.

A receita base foi encontrada aqui e utilizámos a máquina de fazer pão (MFP). Não perguntem como levedar de outra forma, somos novatos nos complexos assuntos do pão e muitos factores existem para controlar…

Ingredientes (para cerca de 5 pães):

  • 250ml de água
  • 1 colher de chá bem cheia de sal
  • 1 colher de sopa de fermento de padeiro (fermento biológico)
  • 400g de farinha tipo 55 sem fermento
  • Chouriço fatiado

Deitam-se os ingredientes por esta ordem na MFP e selecciona-se o modo “dought” (amassar e levedar). Deixámos 1h30 (tempo definido pelo programa) mais 1h extra com a máquina desligada.

Por esta altura pode-se pré-aquecer o forno a 230ºC.

Retira-se a massa da cuba para uma superfície polvilhada de farinha. Divide-se em pequenas porções que se abrem em rectângulo. Dispõem-se as rodelas de chouriço por cima de cada uma e dobra-se a massa em três (como se fosse um envelope). Colocam-se os pãezinhos lado a lado no tabuleiro do forno, onde também se insere um recipiente com água (para a crosta ficar estaladiça, diz quem sabe…). Vão a cozer durante cerca de 30 minutos a 180ºC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s