Há poucas sobremesas consensuais cá em casa e o leite creme é a única que conseguimos partilhar quando vamos a um restaurante! Por isso, no Natal passado, comprámos um ferro de queimar açúcar.
Dez meses se passaram sem nunca termos dado uso à nossa prenda, por falta de lembrança, ou de ovos caseiros extra.
Hoje havia uma caixa de ovos “de compra” a terminar de prazo e o leite creme aconteceu.
Ingredientes (para 6 a 8 taças):
- 1l de leite meio gordo
- 150g de açúcar
- 6 gemas de ovos*
- 60g de farinha maizena
- Pau de canela
- Casca de limão
Deitar o leite numa panela (reservando um pouco numa taça). Adicionar o açúcar, o pau de canela e o limão. Na taça onde se colocou o leite, dissolver bem a farinha maizena. Num prato à parte, bater as gemas.
Quando o leite estiver quente (mas ainda não a ferver) retirar a casca de limão e o pau de canela e adicionar a farinha dissolvida. A partir daqui convém mexer sempre.
Quando o preparado levantar fervura e engrossar até ao ponto desejado, retirar do lume. Deitar umas colheres do líquido quente no prato das gemas mexendo muito bem para não talhar. Depois, deitar (a fio) a mistura das gemas no tacho, mexendo energicamente. Levar de novo a lume brando, durante poucos minutos, sem deixar ferver.
Dispor em taças para arrefecer.
Quando estiver frio poderá polvilhar-se com açúcar e queimar com o ferro próprio ou com o maçarico.
* caso não utilizem as claras para outro fim, poderão congelar. Ficam impecáveis (até para trabalhos improváveis como merengue e suspiros)